Profissionais de engenharia civil participam em tempo integral em várias atividades, incluindo criação de projetos, orçamento, métodos de construção, gestão de pessoal e outras atividades inerentes à prática profissional. Como todos sabemos, para a realização desta atividade, necessitamos estabelecer contatos com diversos profissionais, prestadores de serviços, fornecedores de materiais, agentes financeiros, etc., de forma a conceber o projeto de forma a cumprir a sua utilização e funções sociais e servir os orçamento na planilha e plano de execução e o valor da organização.

Obviamente, tornou-se muito difícil cumprir o plano dentro do escopo esperado do projeto e os procedimentos que adotamos durante o processo de construção neste país por causa da mão de obra pouco qualificada, desperdício de material, influência das partes interessadas e outros fatores que levam a resultados negativos maneiras de completar a missão.

Portanto, resta-nos engajar na criação e inovação de procedimentos e métodos que favoreçam de maneira significativa o bom desempenho construtivo e adequadamente satisfatório nos aspectos vários, como custo, tempo, qualidade construtiva e eficiência para o qual foi projetado.

Ser engenheiro, é mais que executar obras, é mais que fazer projetos, é mais que gerenciar pessoas. Tudo isto é importante, mas, precisamos também com urgência, investir nossa capacidade de criação e aplicar todo conhecimento obtido na graduação em prol da inovação.

Precisamos, fazer melhor, mais rápido e com menos custo!